Atendimento Básico PTI

Ambulatorio

Quem pode usar o Atendimento Básico do PTI? 

As orientações e serviços médicos devem ser fornecidos para todas as ocorrências dentro do espaço físico do PTI, que abrange todos os habitantes permanentes, temporários e esporádicos.

Uma emergência médica é uma situação que exige ações e decisões médicas imediatas, devido à sua importância, gravidade e risco de morte.

Uma urgência médica é uma situação que requer assistência médica dentro de um período de tempo reduzido. Nestes casos, não há risco de morte para o paciente nem agravamento da situação, o que permite mais tempo para transportar e atender o enfermo.


Qual é o tipo de atendimento? 

  • Acolhimento clínico: Envolve receber e acolher o paciente, ouvir suas queixas e sintomas iniciais, e encaminhá-lo para atendimento médico ou triagem.
  • Triagem: É o processo de avaliação inicial dos pacientes para determinar a prioridade de atendimento com base na gravidade de sua condição. A triagem ajuda a identificar casos de emergência, urgência e outros níveis de necessidade de assistência médica.
  • Urgência: Refere-se a situações que requerem atendimento médico dentro de um período de tempo reduzido. Embora não haja risco iminente de morte, a pronta atenção médica é necessária para evitar complicações ou agravamento da condição.
  • Emergência: Envolve situações que sofreram ações e decisões médicas imediatas devido à sua importância, gravidade e risco de morte. O atendimento de emergência é crítico e busca estabilizar e tratar o paciente o mais rápido possível.
  • Traumática: Refere-se a lesões e condições médicas resultantes de acidentes, traumas ou lesões. O atendimento traumático envolve uma avaliação, estabilização e tratamento de lesões graves ou potencialmente fatais.

Formas de Encaminhamento

Em caso de emergência médica, deverá ser acionada a enfermeira do PTI, que realizará a triagem e poderá tomar as seguintes providências:

Em caso de emergência médica, deverá ser acionada a enfermeira do PTI, que realizará a triagem e poderá tomar as seguintes providências:

  • Acionar a ambulância contratada ou da Itaipu para remover a vítima ao hospital conveniado ou municipal.
  • Entrar em contato com o Samu / Siat.
  • Utilizar um automóvel particular ou da empresa, se necessário.

Em caso de urgência médica sem instabilidade e/ou risco de morte, devem ser realizados os seguintes procedimentos, dependendo da categoria do indivíduo:
  • Empregados, estagiários, menores aprendizes, bolsistas e voluntários da PTI: Acionar o responsável pelo transporte de pacientes.
  • Incubadas, terceirizadas, contratadas e prestadoras de serviços: Acionar o responsável da empresa pelo transporte.
  • Universidades/servidores e alunos: Acionar o responsável pelo servidor.
  • Visitantes de Itaipu: Acionar a equipe de saúde responsável pela ofensa da Itaipu. Observação: A enfermeira deve realizar uma triagem de todos os visitantes, exceto fora do expediente.
  • Atendimento após as 18h, feriados e finais de semana: Os habitantes serão conscientizados da disponibilidade do contrato de prestação de serviço de atendimento móvel pré-hospitalar e inter-hospitalar de oração, ou serviço de SAMU e SIAT.
  • Empregados e visitantes da Usina Hidrelétrica de Itaipu: Deverão ser atendidos pela manifestação de Itaipu, no CTI-CRV.

 
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.


LOCALIZAÇÃO

Bloco 03 – Espaço 02 – Final do corredor (ao lado da cafeteria)


TELEFONE

Ambulatório: (045) 3576-7474

 

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