Atendimento Básico PTI-BR

Ambulatorio

A quem se destina o Atendimento Básico do PTI-BR? 

As orientações e serviços médicos devem ser fornecidos para todas as ocorrências dentro do espaço físico do PTI-BR que exijam atendimento deste tipo, abrangindo todos os habitantes permanentes, temporários e esporádicos. 

 

Quais são os tipos de atendimentos prestados? 

  • Acolhimento clínico: envolve receber e acolher o paciente, ouvir suas queixas e sintomas iniciais, e encaminhá-lo para atendimento médico ou triagem, se aplicável;
 
  • Triagem: é o processo de avaliação inicial dos pacientes para determinar a prioridade de atendimento com base na gravidade de sua condição. A triagem inicial ajuda a identificar casos de emergência, urgência e outros níveis de necessidade de assistência médica;
 
  • Urgência: situação que requer assistência médica dentro de um período de tempo reduzido. Nestes casos, não há risco de morte para o paciente e existe baixa probabilidade de agravamento abrupto da situação, o que permite mais tempo para atender e transportar o necessitado. No entanto, a pronta atenção médica é necessária para evitar complicações ou agravamentos da condição;
 
  • Emergência: situação que exige ações e decisões médicas imediatas, devido à sua importância, gravidade e risco à vida. Este tipo de atendimento é crítico e busca estabilizar e tratar o paciente o mais rápido possível;
 
  • Traumática: refere-se à condições médicas resultantes de acidentes, traumas e/ou lesões. O atendimento destes casos envolve a avaliação, a estabilização e o tratamento de lesões graves ou potencialmente fatais. 

 

Formas de encaminhamento

Em casos de emergência médica, deverá ser acionada a enfermeira do PTI-BR, que realizará a triagem inicial e será capacitada à realização das seguintes providências:

  • Acionar a ambulância contratada ou da Itaipu Binacional (IB) para realizar o transporte do paciente ao hospital conveniado ou municipal;
 
  • Entrar em contato com o SAMU ou SIAT;
 
  • Utilizar um automóvel particular ou da empresa, se necessário.
 
 

Em caso de urgência médica sem instabilidade e/ou risco de morte eminente, devem ser realizados os seguintes procedimentos, dependendo da categoria do indivíduo:

  • Empregados, estagiários, menores aprendizes, bolsistas e voluntários da Fundação PTI-BR: acionar o responsável pelo transporte de pacientes;
 
  • Incubadas, terceirizadas, contratadas e prestadoras de serviços: acionar o responsável da empresa pelo transporte;
 
  • Universidades e Instituições de Ensino (colaboradores e alunos): acionar o responsável pelo funcionário ou acadêmico;
 
  • Visitantes de Itaipu Binacional (IB): acionar a equipe de saúde responsável da Itaipu. Observação: A enfermeira deve realizar uma triagem de todos os visitantes, exceto quando fora do expediente;
 
  • Atendimento após as 18h, feriados e finais de semana: os habitantes serão informados a respeito da disponibilidade do contrato de prestação de serviço de atendimento móvel pré-hospitalar e inter-hospitalar, ou serviço de SAMU e SIAT;
 
  • Empregados e visitantes da Usina Hidrelétrica de Itaipu: deverão ser atendidos pela manifestação da Itaipu Binacional (IB), no CTI (Centro de Tecnologias Integradas) ou CRV (Centro de Recepção de Visitantes).
 
 
Horário de funcionamento:

Segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 18h.

 

Localização:

Bloco 03 – Espaço 02 – Final do corredor.

 

Contato:

Atendimento Básico de Enfermagem (Bloco 3): (45) 3576-7474 / (45) 99151-1177