Barreira de Controle

BarreiraIB

O que devo saber sobre a Barreira de Controle?

A Barreira de Controle da Margem Esqueda (ME) delimita a área de Segurança Nacional onde localiza-se o Ecossistema da Itaipu Binacional do lado brasileiro. O funcionamento desta área de controle segue as normas estabelecidas pela própria Instituição. 

Ela é controlada por agentes de vigilância que são os responsáveis pela fiscalização de entrada e saída de pessoas, veículos e bens, garantindo a segurança e o controle de acesso de forma ininterrupta.

Para entrar na área da Itaipu Binacional, é obrigatório a utilização de crachá de identificação, que pode ser provisório ou definitivo, os quais são emitidos pela Central de Credenciamento, de acordo com as orientações disponíveis neste passo a passo. A Barreira de Controle conta com uma área destinada ao acesso exclusivo por pedestres, a qual está equipada com sistemas de controle de acesso individual, através da leitura do crachá de identificação.

Para acesso com veículo particular, é necessário apresentar o passe veicular juntamente com o crachá de identificação do condutor e de todos os ocupantes do veículo. Mais informações sobre o processo de solicitação de passe para veículos podem ser encontradas neste passo a passo. Os veículos poderão ser submetidos à inspeção minuciosa, a critério dos agentes de controle, tanto na entrada como na saída.

Quem desejar adentrar à área utilizando bicicletas, deverá estar portando um passe de ciclista. As informações sobre o processo de emissão da referida autorização podem ser encontrados aqui.

Materiais e equipamentos pertencentes ao Ecossistema da Itaipu Binacional somente poderão ser retirados através da confecção de guias de saída, as quais devem ser devidamente assinadas por colaborador cadastrado como Autorizante junto à Segurança do PTI-BR e da Itaipu Binacional.

Por questões de segurança, não é permitida a entrada utilizando-se de meios de transporte autopropulsados eletricamente que não possuam documentação e registro formal, como por exemplo: patinetes e bicicletas elétricas. Os referidos meios de locomoção podem adentrar à Área de Segurança desde que portados pelo proprietário, sem que este os esteja utilizando como veículo de transporte (levar o patinete elétrico desmontado dentro do ônibus de transporte interno, por exemplo).

Não é permitida a entrada de veículos estrangeiros (registrados fora do território nacional brasileiro). A entrada de veículos registrados no Paraguai, têm acesso permitido somente através da Barreira de Controle da Margem Direita (MD) – lado paraguaio.

Importante salientar que a Barreira de Controle não é passagem de fronteira e, sim, a demarcação da entrada em área de Segurança Nacional e de importância Binacional, ainda em território brasileiro.

A Barreira de Controle é monitorada 24 (vinte e quatro) horas por dia, e 07 (sete) dias por semana, garantindo a segurança, a vigilância, a fiscalização, a integridade, o monitoramento e o controle de acesso em todos os momentos.